A Tradição – o Ayurveda

Escrito em 29 de Fevereiro de 2016 por Gisele de Menezes

O que é tradicional para um povo que monta sua cultura com influências de diversos povos e remonta um cenário multicultural?

A pergunta acima quer chamar à reflexão sobre o momento de Agora no Brasil, ao que diz respeito ao Ayurveda – A Ciência da Vida! Esta ciência que por milhares de anos se mantém incorruptível, pois foi divinamente recebida.

Pois bem, praticantes, estudiosos, terapeutas, médicos, agentes, apaixonados e diversas categorias profissionais somando muitos adeptos em todas as partes deste continente estão intentando regulamentar a profissão de Terapeuta Ayurveda no Brasil. Afinal o Ayurveda é generoso e está Aqui!

Tudo está em curso e nossos mestres com reconhecimento e apoio internacional estão a frente deste ato. Em breve, enquanto uma grande comunidade, saberemos quais serão os próximos passos e até que saibamos, seguimos nossa prática diária.

A prática diária, a forma como transitamos por ela é o que nos mantém ligados ao Ayurveda. Ayurveda não é um negócio, não é uma receita, não é uma religião. Ayurveda é um estilo de vida que nos exige fazer escolhas saudáveis abrindo mão de hábitos nocivos. Sobre hábitos nocivos podemos enumerar uma série, entretanto vou aqui colocar algumas práticas positivas, pois a proposta deste texto é a reflexão. O leitor pode entender que o oposto ao exposto é o que não auxilia à manutenção da saúde.

  • acordar cedo
  • fazer sua limpeza
  • respirar com atenção
  • parar para uma reflexão silenciosa
  • alongar e cuidar do corpo que lhe manterá ao longo deste dia e por toda a sua vida
  • alimentar-se de forma saudável e não violenta, em silêncio, harmonia e gratidão
  • servir à manutenção da prosperidade da sua vida sem ser violento com a vida alheia, com respeito e gratidão
  • durante o dia, estar atento às necessidades básicas do corpo biológico, não envenenado seu corpo nem dificultando suas funções metabólicas
  • viver em harmonia com a comunidade, pois a saúde da comunidade refletirá em sua própria saúde
  • recolher-se ao final do dia para após cuidar da limpeza e manutenção de seu corpo e sua casa, dormir em horário adequado e fazer esta “retirada” com gratidão e alegria.

 

O Ayurveda é uma ciência abrangente e pode ser estudado e praticado amplamente!

 

Mas… E a regulamentação? Como isso será feito se não é parte de nossa tradição e nem parece ter muito espaço para desenvolver-se em um cenário carnavalesco, boêmio, pervertido, mecanicista, virtual, violento e individualista?

Aqui fica a dica de uma estudante e praticante – Estejamos atentos ao que fala aos nossos corações!

Em breve teremos uma regulamentação e isso nos protegerá. Teremos definições para a área de atuação dos terapeutas Ayurveda e principalmente critérios rigorosos para cursos que formam novos terapeutas. Portanto, por hora, ao buscar o Ayurveda, é importante que saibamos se aqueles que estão nos ensinando essa tradição tem uma longa caminhada em Ayurveda, prática e reconhecimento.

Aqui deixo alguns links da frente parlamentar que está fazendo este movimento, do deputado federal que representa nossa voz hoje clamando pelo Ayurveda no Brasil. E aqui também os links de duas escolas de Ayurveda no Brasil, com as quais tenho caminhado. AUM!

http://www.camara.leg.br/internet/deputado/Frente_Parlamentar/53395.asp

http://giovanicherini.com

http://www.escolayogabrahma.com.br/

http://www.naradeva.com.br/

 

 

Tags: Ayurveda no Brasil Ayurveda no SUS Blog Cursos de Formação de Terapeuta Ayurveda Ética Regulamentação do Ayurveda Tradição Tradição do Ayurveda

Comentários

Linda, que interessante!!
Agradeço pela notícia e informações.
Gostaria de trocar mais contigo!
Um gde abraço de luz
Namaste
Radha

Radha Sil Nicotari
29 de Fevereiro de 2016

AUM! Em União Sil!

Gisele de Menezes
29 de Fevereiro de 2016

Deixar um comentário

Para evitar SPAM seu comentário passará por moderação.