Alimento é Vida

Escrito em: 12 de Abril de 2019 por Gisele de Menezes

Gostei muito de escutar meu professor dizendo que a arte da alimentação, no Ayurveda, é transformar o necessário em saboroso. Isso realmente fez sentido para mim. Eu já tinha bastante intimidade com a arte da alimentação saudável e saborosa mas, a partir dali, após ouvir aquela colocação tão clara e pontual, mergulhei no que entendo ser minha missão. Alimento é Vida! 

Quando ensino em algum dos meus pequenos cursos de alimentação ou, quando estou cozinhando no Povo em Pé, para amigos, família, ou em alguma refeição especial, mais do que os conceitos, os fundamentos, os seis sabores, as combinações, os ciclos do dia, busco auxiliar as pessoas a entrarem em contato com a simplicidade desta alquimia. Cozinhar é pura alquimia!

Faz parte do encantamento da cozinha, uma certa organização que facilite o movimento. Não importa o tamanho da cozinha, se ela for organizada, limpa e bem cuidada, ficará aconchegante. Os temperos, especiarias, ervas, óleos, cereais e farinhas; tudo deve ser bem organizado e acondicionado com cuidado. É fundamental experimentar os aromas, exaltar cores, combinar texturas.

Todo o alquimista tem que dar preferência aos alimentos que estão próximos e fáceis de conseguir e, CLARO, alimentos orgânicos.

Quando entendemos a dança dos ciclos da vida, tudo fica mais fácil e harmonioso.

 

Ao despertarmos para alguns valores fundamentais da boa vida, podemos nos sentir magicamente muito confortáveis no pequeno e fundamental universo que é a cozinha. Quando sentimos prazer ao prepararmos nosso próprio alimento, ele se torna o nosso remédio.

Sempre sugiro às pessoas, como prática para uma vida saudável, que organizem suas vidas de tal forma que reservem um tempo para frequentar a feira de produtos orgânicos. Após a feira, ao chegarem em casa, que finalizem a prática estimulando o gosto por cuidar, limpar e acondicionar as folhas, frutas, legumes, grãos e cereais que trouxeram da feira para casa. 

É incrível como vamos tendo ideias de receitas quando estamos limpando, secando e guardando os alimentos. As verduras bem limpas e secas podem durar até 5 dias na geladeira. as raízes, tubérculos e legumes com cascas duram mais de 10 dias se bem acondicionados. Cozinhar fica muito rápido se já temos tudo organizado e harmonizado. 

Experimente, assuma a responsabilidade pela sua alimentação e esteja atento pois, estes simples atos operarão milagres em sua vida.

Não terceirize o que para o seu corpo é vital – Alimento é Vida!

Cuide-se!

Saiba mais:

Alimentação – Compreendendo e Vivendo em Ayurveda

Curso com 9 horas de práticas, teorias, saberes ancestrais, atuais e partilhas.

Neste curso construímos uma base para compreender e aplicar os conceitos do Ayurveda no dia-a-dia, com foco no simples e na alegria de transformar o necessário em saboroso!

Ver mais…

Tags:

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  • Etiquetas