ayurveda-1

Ayurveda

O Ayurveda (ciência da vida) é a medicina tradicional da Índia, um sistema de cura natural. É provavelmente o sistema terapêutico mais antigo e abrangente do mundo e suas raízes remontam à época Védica – mais de 5000 anos – sendo reconhecida como a “mãe de todos os métodos de cura”. Essa ciência trata igualmente o corpo, a mente e a alma, estando profundamente ligada à visão yóguica da vida e da consciência.

Para o Ocidente, Ayurveda é um dos mais recentes e completos sistemas de medicina alternativa e sua popularidade e prestígio vem aumentando consideravelmente. Como sistema de saúde é reconhecido pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como um dos sistemas tradicionais de medicina, pois abrange todos os domínios ensinados em escolas de naturopatia, desde ervas medicinais à cirurgia.

Ayurveda é, provavelmente, o mais antigo sistema de medicina naturopática.

O Ayurveda divide o estado de saúde das pessoas em três grupos. Assim define sua atuação:

  • Pessoas saudáveis – no exigente ponto de vista ayurvédico e da OMS, que inclui o bem estar físico, mental, social e espiritual completo, o que abrange muito mais do que ausência de doenças. Para este primeiro grupo aplicamos métodos preventivos como orientação alimentar, estilo de vida e procedimentos como massagens periódicas, entre outros.

  • Pessoas que possuem desequilíbrios – que ainda não se manifestaram como doenças específicas – apresentando sintomas vagos como, sensação de falta de bem estar, insônia, cansaço demasiado, problemas digestivos gerais, distúrbios de humor, zumbidos no ouvido, falta de apetite, ansiedade e outros sintomas que o sistema médico ocidental não está preparado para abordar. Do ponto de vista ayurvédico, estas pessoas caminham para a doença e devem tomar medidas para o reequilíbrio. Para este grupo, que é a grande área de atuação da terapêutica Ayurveda, aplica-se as extraordinárias ferramentas curativas e preventivas, desintoxicando, limpando, nutrindo, mudando condicionamentos mentais e também os métodos aplicáveis às pessoas saudáveis.

  • Pessoas que possuem doenças específicas – dentro do conceito de patologia da medicina ocidental – para este grupo, o Ayurveda possui uma série de métodos clínicos de tratamento que devem seguir as normas do sistema de saúde vigente para cada país. O terapeuta ayurvédico deve estar apoiado pelo médico ayurvédico para realizar, dentro das normas legais, o tratamento específico.

Os métodos de diagnóstico (nidana e pariksha) incluem: observação (darshana), toque (sparshana), perguntas (prashnana), diagnóstico de pulso (nadi pariksha), definição da tipologia original e individual (dosha), constituição (prakritti) e desequilíbrio (vikritti).

As terapias são utilizadas para digerir e retirar toxinas, reduzir excessos, aumentar a vitalidade, tonificar os tecidos e rejuvenescer. As técnicas de massagem nutrem e estimulam pontos energéticos, desbloqueando canais e regularizando seus fluxos. O Yoga e a meditação trazem bem-estar, vitalidade, flexibilidade e Paz interior. E as terapias vibracionais como mantras, cores e aromas atuam nos níveis fisiológico, emocional e mental, trazendo grande auxílio no programa como um todo.

 

Panchakarma

O panchakarma (cinco procedimentos), é um processo de desintoxicação sistemática e profunda do organismo. Consiste de várias terapias preparatórias como massagens com óleo, tratamentos com vapor e os cinco procedimentos principais como: vômito terapêutico, purgações, enemas, aplicação de medicamentos via nasal e purificação do sangue.

Se você quer um atendimento, uma orientação ayurvédica, sente que precisa mudar algo em sua vida, entre em contato.

Namami Dhanvantarim Adi Devam
sura surai Vandita Padapadmam
Loke Jararuk Bhaya Mrutyu Nashanam
Dhataramisham Vivid Aushadhinam
Om

Mantra dedicado a Dhanvantari, Aquele que personifica todos os métodos naturais de cura e prevenção.

Confira a Agenda

Cursos

culturaculinariadecor

Sabor e Alegria com Ayurveda e Vegetarianismo (incluindo receitas veganas)

É um curso abrangente que proporciona auto conhecimento, liberdade de escolha e autonomia no preparo de alimentos, chás e massalas. Conheça os segredos da medicina ayurvédica para uma vida saudável, desenvolvidos com simplicidade na cozinha doméstica. Ver mais…

Uma Refeição

Oficina de Alimentação com Ayurveda

É uma oficina prática, onde se aprende a estar em Ayurveda no dia a dia. A oficina é direcionada a quem quer entender o Ayurveda e entender-se dentro deste contexto ancestral. De forma simples e direta, aprendemos a estar em harmonia com os ciclos naturais e saboreamos juntos, alimentos orgânicos enriquecidos com especiarias poderosas. Ver mais…

Vídeos

Artigos e Links