Sobre Gisele e sua Caminhada

Gisele é terapeuta, orientadora ayrveda e responsável pela escola credenciada de Porto Alegre/RS, do curso de formação de Terapeuta Ayurveda da Escola Yoga Brahma Vidyalaya sob coordenação do Dr. José Ruguê Ribeiro Junior.

Escritora de um livro e de matérias que posta neste site/blog, facilita regularmente pequenos cursos de ayurveda com enfoque na diária de vida e alimentação. Criou o curso de Massagem Indiana e focaliza grupos de trabalho com mulheres.

Em 1999, Gisele de Menezes iniciou-se na Tradicional Yoga Massagem Ayurvédica, no método da mestra indiana Kusum Modak. Ao longo de sua caminhada, conheceu e praticou outros métodos de cura como Aromaterapia, Reiki e Bioenergética Reichiana para citar alguns. Com a prática e percebendo os benefícios desta nas pessoas, criou seu próprio método de trabalho corporal, ao qual deu o nome de Massagem Indiana.

Em 2003, foi iniciada nos conhecimentos ancestrais pelo xamã siberiano Severni Olenj que a direcionou ao trabalho com grupos pela habilidade de canalizar. Nesse mesmo período foi iniciada em Tarot Egípcio e Magia de Cleópatra, pela xamaniza Rassamaha.

Em 2004, criou o Curso Livre de Massagem Indiana, unindo a técnica da tradicional Yoga Massagem Ayurvédica, o auxilio da fisioterapeuta Sandra Couto Nunes e a experiência positiva de milhares de horas de atendimento, dando a esse curso uma característica diferenciada.

Por quatro anos, entre 2003/2007, desenvolveu seu trabalho ao lado de fisioterapeutas da Lótus Espaço Alternativo de Florianópolis/SC, ampliando seu entendimento e unindo assim os conhecimentos do Oriente e Ocidente.

Em 2007, foi para a Índia encontrar as raízes de seus aprendizados onde ficou por 144 dias iniciando-se também em Meditação Vipassana. Desta peregrinação, escreveu o seu primeiro livro.

Hoje, junto com seu companheiro Rafael Pieruccini, é fundadora e guardiã desde 2010, do Espaço Povo em Pé em Porto Alegre/RS.


Formações – Especializações

  • Formação em Yoga Massagem Ayurvédica (Reg. FEPLAM nº 0401/98 – 195017/RS) – ano 1999.
  • Usui System of Reiki nível I – setembro de 1999.
  • Training/Formação em Massagens Bioenergéticas – Multiversidade – massagem dos 4 elementos, leitura corporal, healing (cura tibetana) – ano 2002.
  • Reiki Xamânico I e II – janeiro de 2005.
  • Curso de introdução à ancestral medicina Ayurveda, Had Massage e Massagem da Energia Espiritual em Varanasi – Índia, com dr. Virendra Kumar – junho de 2007.
  • Formação em Vinyasa Flow – Yoga – Porto Alegre/RS, com Jamile Ansolin – ano 2008.
  • Formação de Facilitadores da Lei do Tempo – Movimento Mundial de Paz e Mudança para o Sincronário de 13 Luas – dezembro de 2010 e 2011/12.
  • Terapeuta Ayurveda, formada pelo Dr. Ruguê (Swami Narayanananda) da Escola Yoga Brahma Vidyalaya e professor David Frawley no American Institute of Vedic Studies dos Estados Unidos.
  • Ayurvedic Psychology And Kerala Panchakarma – At. ParmathNiketan Ashram – Rishkesh – India january 2017 – Accomplished By The World Movement For Yoga And Ayurveda Rishkesh – Índia
  • Kayachikitsa And Garbha Samskar from 9th to 19th of January – 2017 with 55 hours of theory and pratical training at Dr. D. Y Patil College of Ayurved and Research Center – Pune – India – Accomplished By The World Movement For Yoga And Ayurveda Rishkesh – Índia

Iniciações

  • Iniciada em conhecimentos ancestrais pelo xamã siberiano Severni Olenj – 2003.
  • Iniciação em “Magia de Cleópatra” e “Tarot Egípcio” pela xamã siberiana Rassamaha da Escola Esotérica Russa Golden Altay – 2003.
  • Iniciação em meditação Vipassana em Dharamshala/ Índia – maio de 2007.
  • Peregrinação pela Índia e Nepal por 144 dias, convivendo com a cultura do oriente – ano 2007.

Oficinas & Palestras

  • Oficina de recursos terapêuticos manuais – para o curso de fisioterapia da Univali – Universidade do vale do Itajaí – abril de 2004.
  • Palestra sobre espiritualidade e sustentabilidade – 1ª jornada ecológica e transdiciplinar no espaço Sol da Terra – Fpolis/SC – outubro 2005.
  • Palestra Energia Primordial na Universidade Estácio de Sá – curso da maturidade – Fpolis/SC – junho 2006.
  • Palestra Energia Primordial com prática e presença do instrutor russo Yarovit, para Festival Mundial da Paz – UFSC – Fpolis/SC – setembro 2006.
  • Palestra de trabalho corporal para semana da fisioterapia na Unisul/SC – turmas da graduação – setembro de 2007.
  • Palestra sobre xamanismo siberiano na PUC/RS – curso de Relações Públicas – maio de 2008.
  • Palestra – Tempo, para Despertar a Consciência – na II Jornada de Cura de Esteio/RS  – junho de 2008.
  • Palestra – Previsões para ano Tormenta Elétrica Azul 2008/2009 – do Sincronário de 13 Luas em Caxias do Sul/RS – julho de 2008.
  • Palestra – Mulher Corpo e Alma – para Unidade de Saúde Jardim Leopoldina – Poa/RS – março de 2010.
  • Palestra Lei do Tempo em São Paulo – Casa Urusvati – agosto/2011.
  • Congressista do Primeiro Congresso Brasileiro de Ayurveda on-line em março/abril de 2015, com a palestra – A Harmonia dos 5 elementos (panchamahabhutas) no dia-a-dia, garantindo um viver integralmente saudável.
  • Palestras sobre Ayurveda – a Ciência da Vida – desde 2013 em várias partes do Brasil

Para levar uma dessas palestras para sua localidade, entre em contato.

Vídeos

Artigos e Links

Depoimentos

Amada Gisele,
Obrigada por tudo!
Passei o resto da noite de ontem e o dia de hoje tentando processar minha experiência.
Voltei pra casa ontem apenas sentindo, uma sensação profunda no peito, não era angústia, não era mais dor, era uma sensação de reconhecimento…

Gostaria de ter feito seu curso há três anos atrás, no ano em que me casei. Queria fazer um curso de massagem indiana e procurei, procurei, procurei até que me deparei com o seu site, tive a certeza que tinha que fazer com você, sua sensibilidade na descrição do curso e do programa me tocaram, mas não consegui, justamente por causa do investimento que estávamos fazendo com o casamento.
Ano passado tentei de novo, mais uma vez não consegui… O primeiro dia do curso, que também era em abril ( se não me engano dia 20) caía no dia do aniversário do meu marido, no qual combinamos uma batia festa. Mandei um e mail pra você contando o quanto queria fazer o curso e o quanto estava frustrada e você me disse para ter calma, que a hora de eu fazer ia chegar.
Pois bem, essa hora chegou! Talvez porque agora eu esteja preparada para me entregar de verdade.
Preciso te dizer uma coisa…
Quando te conheci pessoalmente no sábado me deu uma sensação estranha, quanto mais eu ficava perto de você mais eu queria sua ajuda, queria sentir sua sensibilidade, mas quando você chegava perto sentia um aperto no peito, um distanciamento, só no final do domingo que entendi o que eu estava sentindo…
A manobra que teoricamente desencadeou meu choro só abriu a caixinha dos meus sentimentos. Quando você saiu detrás de mim e me olhou…seus OLHOS, eles enxergaram minha ALMA, tanto que eu não conseguia ficar olhando dentro deles, doia muito, era um espelho que refletia minha dor, meu machucado, meu sofrimento.
Quando você disse se era algum problema com a minha mãe foi apenas a verbalização do que eu estava vendo no fundo dos seus olhos.
Tentei me acalmar, me tranqüilizar, mais cada vez que você fixava o olhar no meu olhar eu via minha dor de novo e de novo e de novo e a angústia apertava meu peito e eu chorava, era incontrolável. Ainda sinto um pouco isso quando lembro do seu olhar!
E aí, você tentou me dar um aconchego físico, um alívio no corpo quando fez a última manobra, mas quando terminou e me olhou de novo nos olhos a dor ainda estava ali… Eu não tinha nenhuma dor física que você pudesse pegar pra me aliviar, pra fazer parar de doer…
Aí você instintivamente me puxou e me abraçou, e naquele momento você alcançou meu machucado, o nó… na minha alma, foi o que eu senti!
Seus braços me envolvendo foi como se você fosse lá no tapete (onde eu dormi há anos atrás) e me abraçasse. Você me acolheu, me amparou, meu deu carinho! Me senti protegida naquele momento, eu não precisava mais ser tão forte assim.
Assim, no final do dia ontem eu entendi o por que da sensação estranha quando te vi pela primeira vez no sábado…
o que mais me chamou a atenção e que me levou a fazer o seu curso e não tantos outros que vi, além de sua clara experiência e sabedoria no assunto, foi sua sensibilidade e carinho com o qual falava da experiência e do aprendizado da massagem indiana.
… mas o que realmente eu estava procurando era alguém que pudesse me ajudar a curar minha alma, e eu encontrei!
Só tenho que te agradecer, porque com sua sensibilidade, percepção e simplicidade você me ajudou a caminhar mais um pouquinho na busca da cicatrização dessa ferida que eu identifiquei há algum tempo atrás, mas que é tão dolorida de tratar e muitas vezes eu a deixo trancadinha num lugarzinho dentro de mim.

Pode ter a certeza de que você realmente é uma cuidadora e um instrumento de auxílio da cura, não só dos males do corpo, mas dos machucados da ALMA! Seus olhos, seus braços, suas mãos tocaram meu corpo e meu ser lá por dentro de maneira profunda e transformadora.

Que Deus continue te iluminando a cada nascer do sol, que você tenha muita saúde e muitos, muitos momentos de felicidade em sua vida!

Amor incondicional foi o que realmente senti de você no final do dia de ontem, um amor que com certeza, uma mãe tem por uma filha!

Ana Luiza – SP
Terapeuta

Meu depoimento…

Sabe quando se sente um peixe fora d’água? Bom, sempre me senti assim, até iniciar este curso contigo. Sempre senti que faltava uma lacuna em todos os campos da minha vida, em todas as minhas vivências, atitudes, estudo, amigos, família, religião, mas hoje essas lacunas se preencheram, encontrei o que sempre busquei desde que me entendo por gente, tanto profissionalmente quanto pessoalmente e, principalmente, espiritualmente. Parece que a cortina que me impedia de enxergar as coisas mais simples da vida, do ser humano e do mundo caiu e tudo ficou ali, claro na minha frente. Vi que é possível amar a todos, transmitir esse amor e com ele curar, basta nos curarmos antes e você, Gi, faz isso e transmite esse conhecimento como ninguém.

Por enquanto não posso descrever completamente o que está acontecendo comigo, porque sei que a transformação ainda não acabou.

Muito brigada!

Bom , apenas ler/escutar os depoimentos não basta, é preciso sentir para entender do que eu e todos os outros falamos!!

Mayara Florençano Mendes – fisioterapeuta – SP
Fisioterapeuta - SP

Parabéns pelo seu trabalho, conheci seu site navegando na net, e gostei muito, trabalho dedicado.
Seus textos são muito lúcidos e como sempre digo não são ‘afetados’, são objetivos.
Todo seu trabalho, pelo que senti a distancia, passa uma energia muito benefica.

Parabéns
e vou tomar a liberdade de parafrasear uma coisa que vc me enviou em um email de contato

Que vc receba a luz divina e preserve esta energia, irá ajudar muitas pessoas.

Alaz