Alimentação, Ayurveda e Bom Senso

Escrito em 1 de Abril de 2014 por Gisele de Menezes

Muitas informações sobre o que comer, como comer e quando comer são fornecidas pelos diversos meios de comunicação; recebemos uma infinidade de informações novas e umas outras com cara de novas.

Não raro estamos ingerindo alimentos que entendemos como correto ou saudável e estamos doentes, alérgicos, estufados, com doenças autoimune, insônia, constipação e uma série de outros sintomas desconfortáveis.

Comemos porque temos fome, porque gostamos, sentimos prazer ou necessitamos, outros não comem, não tem comida, morrem de fome, outros morrem porque comem errado, demais…

De alguma forma buscamos saber o que é melhor para a longevidade, para o bem estar, para a evolução, para o Planeta. E sem dúvida, sempre que existe doença, seja física, mental, psicológica ou energética, surge a questão: O que estamos comendo?

Esse assunto, o objeto desse assunto e a necessidade atual de reparar nossa fome voraz seja por alimento, informação, evolução, prazer ou necessidade, é sem dúvida o chamado para embarcarmos no caminho que nos levará ao equilíbrio. Mas temos que ter cuidado.

Nada mais é mais ou menos alguma coisa. Ou é, ou não é!

Quando falamos em alimentação e bom senso, estamos falando de uma faculdade que faz parte dos sentidos, faz parte de nossa construção como indivíduos e do que cada um percebe com seus respectivos órgãos de sentido.

E Ayurveda?

O Ayurveda, a mãe de todas as medicinas, em seu ancestral entendimento, nos informa que saúde é estar bem física, emocional, mental, energética e espiritualmente.  Quando se olha para a saúde como um todo e passa-se a respeitar essa interação com a biosfera (esfera da vida), compreende-se que estamos em um momento de desconstrução da saúde.

A alimentação é a maneira como interagimos com o mundo fora de nós.

Entenda-se alimentação por tudo o que vem de fora para dentro em um primeiro momento. Nos alimentamos da energia do ar puro, dos sons do meio ambiente, das imagens que nos chegam de diversas formas, dos contatos que fazemos e do que colocamos como alimento pela nossa boca. Se tivéssemos o bom senso ao emitir, interagir, extrair, nutrir e armazenar, certamente estaríamos mais saudáveis. Mas não estamos.

E quem sabe o que é bom?

Quando nos oferecem algo “bom”, temos que fazer uma análise, para no final ver se sobra alguma coisa. Eis aqui abaixo algumas perguntas para que você chegue somente acompanhado de seu coração, que é seu guia, à decisão de consumir ou não o que lhe oferecem.

A pessoa que oferece consome? E onde está a pessoa? É uma prateleira? um rótulo? Se existe a pessoa, ela parece realmente saudável? Fica em pé, em cima de seus dois pés ao mesmo tempo? Ou fica trocando de um pé para o outro? Está em harmonia com a biosfera? Olhou você nos olhos? Se sim, ela sustenta o olhar? Está usando algum tipo de perfume artificial? Tem uma boa vibração? Parece eufórica, triste, ou lhe passa tranquilidade?

Poderíamos ir adiante, mas… Afinal sabemos que não existe praticamente nenhum contato entre a indústria alimentícia com os seus representantes e os consumidores.

Por isso temos que conhecer o produtor, incentivar o produtor, nos envolvermos com tudo o que está envolvido no processo de alimentos. Não podemos deixar que nos convençam que existe um milagre que permitirá que continuemos não nos envolvendo e tudo ficará bem. Não ficará.

Para livrarmo-nos do excesso de alimentação que entra pelos olhos e ouvidos, podemos meditar, do excesso de biotoxinas dentro de nosso organismo, podemos comer com moderação e mantermo-nos longe de industrializados, embutidos e ultraprocessados.

Do excesso de hormônios, venenos e conservantes, podemos consumir alimentos simples oferecidos pelas feiras orgânicas.

E finalmente para livrarmo-nos de insônias e ansiedades, podemos nos envolver com a vida!

Tudo no universo busca alimento. Ele é o princípio da vida de todos os seres. Clareza, longevidade, inteligência, felicidade, contentamento, força e conhecimento têm suas raízes no alimento. – Charak –

dhanvantari

Tags: Ayurveda Blog Bom Senso Dieta das Cavernas Dieta Paleolítica Nutrição Roberto Carlos Saúde

Comentários

Boa tarde!Gisele você dar curso no Rio de Janeiro?

Tania Maria Santos
30 de Abril de 2014

eu quero fazer o curso de Ayurveda.

marta dos santos
4 de Maio de 2014

Gostaria de fazer o curso de alimentação ayurvédica em SP. Aguardo informações.obrigada

Christiane Battaglia
3 de Julho de 2014

Deixar um comentário

Para evitar SPAM seu comentário passará por moderação.