Curso de Massagem - Método Gisele de Menezes

É um curso com 52 horas de prática e teoria incluindo 4 horas de Meditação (Anapana). A carga horária é dividida de forma harmoniosa em formato curso on-line com toda a parte teórica em video aulas e a parte prática em retiro intensivo de 4 dias com Gisele de Menezes e equipe.

Curso de Massagem - Método Gisele de Menezes

Antigo Curso Livre de Massagem Indiana por Gisele de Menezes

Curso com 52 horas de práticas e teoria, contendo 4 horas de meditação da técnica inicial Anapana - Vipassana.

Está em atividade desde 2004 e já formou centenas de alunos.

A carga horária do curso é dividida harmoniosamente em formato curso híbrido, da seguinte forma: 

  • Parte teórica, através de video aulas em plataforma EAD exclusiva (4 módulos recheados de materiais e vídeos.
  • Parte prática, em retiro intensivo de 4 dias com Gisele de Menezes e equipe.

O trabalho todo conta com a experiência da terapeuta Gisele de Menezes, que atua desde 1999 juntamente com fisioterapeutas, médicos e outros profissionais da saúde – unindo conhecimentos do Oriente e Ocidente, de forma diferenciada e inovadora.

Durante os encontros, sejam em vídeo aulas ou presenciais, são acrescentados os conhecimentos ancestrais trazidos pelas iniciações em Xamanismo Siberiano, recebidas pela terapeuta em sua longa caminhada.

O curso completo oferece certificado de participação, ou seja, após a conclusão da parte online e prática.

Programação do curso

Etapa Online

4 módulos teóricos em videoaulas (plataforma EAD).

Material completo com fotos e descrição do método passo a passo, em formato ebook.

Vídeo da massagem completa, narrado por Gisele de Menezes.

Encontros mensais ao vivo, com Gisele de Menezes, pela plataforma Zoom durante os 4 módulos online.

Etapa Prática e Presencial

Formato de retiro em local preparado para receber o grupo, perfeitamente integrado com a Natureza e com alimentação orgânica regional.

Orientação de equipe treinada pela Gisele de Menezes.

Vivência diária sob a visão do Ayurveda - Dinacharya.

Conteúdo dos módulos online:

Módulo 1 - Princípios básicos do Ayurveda e Anatomia Esotérica

  • Filosofia Samkhya aplicada ao trabalho corporal - uma breve abordagem do conhecimento ancestral (dos Vedas)
  • Cosmologia Tântrica - Os espíritos ancestrais no corpo – os cinco elementos
  • Os Chakras
  • Aprofundando na anatomia esotérica

Módulo 2 - O primeiro contato, aspectos sutis e físicos, aromas e óleos

  • O ambiente de trabalho.
  • Entendimentos sobre energia e campo energético.
  • Centramento e introdução à meditação.
  • A pessoa que chega - como fazer a Anamnese.
  • O toque terapêutico - Tipos de toques e seus efeitos – Tamas, Rajas e Sattva – Gunas.
  • Primeiro contato, qualidade do toque.
  • Aromaterapia – alguns óleos essenciais, misturas e indicações.
  • Os aromas como ferramenta terapêutica.
  • Óleos vegetais - Conhecendo os óleos vegetais e suas indicações - sob uma perspectiva do Ayurveda - Doshas.

Módulo 3 - Iniciação ao Método Gisele de Menezes

  • Efeitos terapêuticos
  • Quem pode receber esta massagem - Método Gisele de Menezes
  • Usando o peso do corpo, os pés, mãos, braços e todo o corpo como ferramenta
  • Esqueleto - O Espírito no corpo
  • Fundamentos do Ayurveda como entendimento da vida: os elementos terra e água no corpo
  • Os elementos fogo, ar e éter no corpo
  • Os 5 elementos - interação do dia com o corpo

Módulo 4 - Etapas da massagem e Avaliação Final

  • Vídeo completo da massagem, passo a passo, narrado pela terapeuta Gisele de Menezes.
  • Avaliação final que capacita para o módulo presencial.

Conteúdo do Módulo Prático Presencial

  • Recebimento do material impresso.
  • Como fazer a anamnese prática.
  • Anatomia Esotérica
  • Vivência prática de toda a teoria estudada na parte online (o aluno recebe e aplica cada etapa da massagem).
  • Como utilizar o peso dos pés, mãos, braços e todo o corpo como ferramenta de trabalho. (Somente nessa parte prática, sob estrita orientação, o aluno aprende a usar os pés no trabalho terapêutico).
  • Posicionamento da pessoa para receber a massagem.
  • Descompressão da caixa torácica.
  • Deslizamentos com óleo.
  • Alongamentos e aberturas do método para costas, peito, braços e pescoço
  • Noções básicas de anatomia do corpo humano, aplicadas a massagem (o aluno recebe uma apostila para consulta)
  • A importância do cuidado no uso dos pés como recurso terapêutico – (onde não pisar na coluna vertebral)
  • Tração cervical, manobras de abertura do peito e alinhamento da coluna vertebral na posição sentada
  • Trabalhando articulações e musculatura pélvica, em decúbito dorsal (mobilização da articulação coxofemoral, alongamentos e deslizamentos dos membros inferiores)
  • Alinhamento da coluna vertebral
  • Massagem abdominal com pressão e estimulação de pontos específicos na cavidade abdominal, estimulando órgãos e glândulas
  • Observando e expandindo a respiração
  • Massagem do tórax, membros superiores e pescoço
  • Aprendendo a massagem do rosto e cabeça