O Ayurveda (ciência da vida) é a medicina tradicional da Índia, um sistema de cura natural. É provavelmente o sistema terapêutico mais antigo e abrangente do mundo e suas raízes remontam à época Védica – mais de 5000 anos – sendo reconhecida como a “mãe de todos os métodos de cura”.
Essa ciência trata igualmente o corpo, a mente e a alma, estando profundamente ligada ao Yoga, sua filosofia de vida e consciência.
Para o Ocidente, Ayurveda é um dos mais recentes e completos sistemas de medicina alternativa e sua popularidade e prestígio vem aumentando consideravelmente.
Como sistema de saúde é reconhecido pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como um dos sistemas tradicionais de medicina, pois abrange todos os domínios ensinados em escolas de naturopatia, desde ervas medicinais à cirurgia.
Ayurveda é, provavelmente, o mais antigo sistema de medicina naturopática.
O Ayurveda divide o estado de saúde das pessoas em três grupos. Assim define sua atuação:
-
Pessoas saudáveis – no exigente ponto de vista ayurvédico e da OMS, que inclui o bem estar físico, mental, social e espiritual completo, o que abrange muito mais do que ausência de doenças. Para este primeiro grupo aplicamos métodos preventivos como orientação alimentar, estilo de vida e procedimentos como massagens periódicas, entre outros.
-
Pessoas que possuem desequilíbrios – que ainda não se manifestaram como doenças específicas – apresentando sintomas vagos como, sensação de falta de bem estar, insônia, cansaço demasiado, problemas digestivos gerais, distúrbios de humor, zumbidos no ouvido, falta de apetite, ansiedade e outros sintomas que o sistema médico ocidental não está preparado para abordar. Do ponto de vista ayurvédico, estas pessoas caminham para a doença e devem tomar medidas para o reequilíbrio. Para este grupo, que é a grande área de atuação da terapêutica Ayurveda, aplica-se as extraordinárias ferramentas curativas e preventivas, desintoxicando, limpando, nutrindo, mudando condicionamentos mentais e também os métodos aplicáveis às pessoas saudáveis.
-
Pessoas que possuem doenças específicas – dentro do conceito de patologia da medicina ocidental – para este grupo, o Ayurveda possui uma série de métodos clínicos de tratamento que devem seguir as normas do sistema de saúde vigente para cada país. O terapeuta ayurvédico deve estar apoiado pelo médico ayurvédico para realizar, dentro das normas legais, o tratamento específico.
Os métodos de diagnóstico (nidana e pariksha) incluem: observação (darshana), toque (sparshana), perguntas (prashnana), diagnóstico de pulso (nadi pariksha), definição da tipologia original e individual (dosha), constituição (prakritti) e desequilíbrio (vikritti).
As terapias são utilizadas para digerir e retirar toxinas, reduzir excessos, aumentar a vitalidade, tonificar os tecidos e rejuvenescer. As técnicas de massagem nutrem e estimulam pontos energéticos, desbloqueando canais e regularizando seus fluxos. O Yoga e a meditação trazem bem-estar, vitalidade, flexibilidade e Paz interior. E as terapias vibracionais como mantras, cores e aromas atuam nos níveis fisiológico, emocional e mental, trazendo grande auxílio no programa como um todo.
Panchakarma
O panchakarma (cinco procedimentos), é um processo de desintoxicação sistemática e profunda do organismo. Consiste de várias terapias preparatórias como massagens com óleo, tratamentos com vapor e os cinco procedimentos principais como: vômito terapêutico, purgações, enemas, aplicação de medicamentos via nasal e purificação do sangue.
Namami Dhanvantarim Adi Devam
sura surai Vandita Padapadmam
Loke Jararuk Bhaya Mrutyu Nashanam
Dhataramisham Vivid Aushadhinam
Om
Mantra dedicado a Dhanvantari, Aquele que personifica todos os métodos naturais de cura e prevenção.
Para uma consulta e orientação comigo, escreva diretamente para mim aqui!